quarta-feira, 10 de junho de 2015

Istanbul United


 (Integrantes das torcidas do Fenerbahçe, Besiktas e Galatasaray se uniram em 2013 para lutar contra as ações do governo).

Na Turquia, em 2013, o governo turco tentou demolir um parque para construir um shopping no centro de Istambul. Insatisfeitos, a população turca se revoltou e houve uma série de protestos. O interessante nesse caso é que os protestos começaram dentro dos estádios de futebol e saíram dos limites dos estádios e tomaram as ruas.
Fernerbahçe,Besiktas e Galastasaray são os principais clubes de futebol da Turquia e seus jogos são marcados pela violência e rivalidade dentro e fora do campo. Mas em 2013, seus torcedores, assumiram outra camisa, que apesar de ser um clube fictício, demonstrou que o futebol serviu como um espaço de união e de resistência da sociedade.
O Istanbul United foi o símbolo dessa resistência turca contra o governo. A tentativa de demolição do parque foi o estopim para a união desses torcedores que agora tentam a renuncia do primeiro ministro. O Primeiro Ministro Recep Tayyip Erdogan é acusado não apenas pela truculência da polícia, que utilizou tanques e bombas de gás lacrimogêneo contra protestos que eram pacíficos. A população também reclama do governo conservador, que cria leis que regulam do uso de álcool a sinais público de afeto. Além disso, a posição contrária ao governo da Síria tem como conseqüência um maior número de atentados na Turquia e a sensação de insegurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário