domingo, 21 de junho de 2015

A Copa de 1970

A copa de 1970 é um dos eventos mais contraditórios da história do futebol e do Brasil.
Ela se passa em um momento em que o país estava completamente envolvido com a Ditadura Militar. O AI5 havia sido baixado a pouco mais de um ano e as liberdades estavam completamente cerceadas, foi o período de maior repressão durante a ditadura militar brasileira.

(Presidente Costa e Silva, responsavel pelo Ato Institucional número 5) https://historiablog.files.wordpress.com/2008/11/caprev1.jpg <acesso em 21/06/2015>

No âmbito do futebol, o Brasil tinha acabado de perder a copa de 1966 e estava sendo dominada pelos militares. Um novo tipo de seleção brasileira estava surgindo. Uma seleção onde as normas eram essenciais. O tempo de treinamento, a alimentação, o seguimento das regras e normas, além de constantes fiscalizações do governo. O governo de Médici cuidou para que a seleção tivesse um desempenho mais satisfatório, disponibilizando os melhores preparadores físicos da época. O foco, no entanto, era manter os jogadores e dirigentes da seleção sob o seu rígido controle sempre que possível. O brigadeiro Gerônio Bastos, chefe da delegação, designou o major Guaranys, um conhecido agente da repressão, para ser chefe de segurança.

Mas o que é mais interessante na copa de 1970, é que demonstra que a dicotomia entre direita e esquerda na verdade não é tão agressiva quanto os liberais e os marxistas apontam. Dentro do mesmo grupo, havia pessoas que apoiavam a ditadura, como vários jogadores, mas também havia outros que eram contra, como o próprio técnico da seleção, João Saldanha, membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

A seleção brasileira foi um espaço que aproximou a sociedade e abriu espaço para uma década que acarretaria na perda de poder dos militares.

Ao mesmo tempo que o presidente Médici declarava a plenos pulmões que os heróis brasileiros estavam trazendo a taça para o Brasil, a esquerda utilizava as vitórias para ir as ruas protestar contra o governo, algo completamente impensável antes das vitórias dessa seleção.

(População brasileira sai as ruas para comemorar o titulo brasileiro de futebol da Copa de 1970, algo impensável durante a ditadura militar.) https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi05e8ygwvb1t58oYaFHUC0TtDR8Vb8xdVFn1RaY8F6ZTNvYXxu9cCftPzvcKJQUbTWfLEWj1L062csGxnMX0IE9e0BUOkgvtaNHxirNAE62K5PYL3z8kdOKl2ado9NSLCcqw8DY4HSLkMg/s1600/Vale+do+Anhangaba%C3%BA+em+S%C3%A3o+Paulo+-+500.jpg <acesso 21/06/2015).




Nenhum comentário:

Postar um comentário