domingo, 24 de maio de 2015

Porque o futebol?

Porque escolhemos o futebol? Essa é uma pergunta que deixamos para responder depois de utilizar um exemplo como o clássico Real Madrid x Barcelona
O Brasil é o país do futebol. Marcos Guterman em sua dissertação de mestrado apresenta:

Diz-se que um menino brasileiro, ao nascer, recebe um nome para honrar, uma crença religiosa para seguir e um time de futebol para torcer. Ignorar qualquer uma dessas três heranças é visto como uma inominável traição. A importância do futebol, portanto, o coloca como elemento fundamental para a compreensão do mundo brasileiro, e isso obviamente inclui o campo da política. (GUTERMAN, 2006. p.9)

http://www.patriciainoue.com/images/bb/book-para-bebe-cenario-copa-Brasil-patricia-inoue-02.png <acesso em 24/05/2015>


O futebol faz parte da cultura, da sociedade e da politica brasileira. Todos os nossos alunos conhecem o futebol, muitos possuem um time para torcer e aqueles que não possuem, dizem que torcem para a seleção brasileira. O futebol está enraizado no Brasil, as mudanças sociais, politicas e econômicas são influenciadas pelo futebol. Mas o que anda acontecendo em vários estudos sobre o futebol, somente é apresentado o fator de união nacional e consequentemente o uso do esporte para a manipulação da massas.

Ficou bem claro no clássico Real Madrix x Barcelona que é impossível pensar no esporte somente como um uso para a manipulação das massas.
As massas quando se apropriam do futebol e percebem que ele é mais que um esporte, é um fator de luta e resistência, utilizam ele de um modo magico, que une a paixão com a vontade.

E é isso que queremos demonstrar para nossos alunos, que o futebol é um espaço de resistência e luta e deve ser estudado assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário