sexta-feira, 1 de maio de 2015

O que é história pública?



"O conceito de história pública não é novo, mas a reflexão sobre sua autonomia na academia vem se expandindo. Nasceu na Inglaterra, nos anos de 1970, e ganhou espaço no Canadá, Austrália, Itália, África do Sul e Estados Unidos. Na Europa, emergiu como prática do uso público da história com fins nitidamente politico-ideológicos, influenciados pela busca da justiça social. Os historiadores ingleses cultivaram a prática de uma história voltada para a inter-relação memória e narrativa, valorizando a construção de identidades coletivas. A história buscou seu locus "público" para além da divulgação de um conhecimento organizado e sistematizado pela ciência, mas como organização e mediação de conhecimentos locais. Não se trata da eliminação da ciência histórica para emergência da história pública, e sim das reflexões sobre a atuação do profissional capaz de difundir para um público amplo, não acadêmico, a consciência histórica.
Mas fazes história publica não é só ensinar e divulgar certo conhecimento. Pressupõe uma pluralidade de disciplinas e integração de recursos diversos. É um novo caminho de conhecimento e prática, de como se fazer história, não só pensando na preservação da cultura material, mas em como colaborar para a reflexão útil para o presente.
O trabalho fora da Universidade pode se expandir, se popularizar, por meios dos arquivos, de museus, da fotografia, do cinema, da história oral, sem, no entanto, perder a seriedade e o seu compromisso com a produção de saberes. A pergunta que podemos fazer é como a academia pode, dentro dela. colaborar para forjar uma história mais humana e democrática fora dela. OU ainda se é exclusividade dos historiadores o lidar com a história pública fora da universidade. As reflexões teóricas e as experiencias aqui expostas nos remetem à problemática que se abre e que deve ser sempre alimentada: qual é o campo da história publica e quais são os seus autores?
Afirma-se a necessidade do estabelecimento de diálogos entre o saber acadêmico e o trabalho dos divulgadores; considerado a necessidade da não supressão da ciência em favor da história pública, porem, o desejo de pensar uma ponte de comunicação com a recepção social do trabalho acadêmico".

http://www.snh2013.anpuh.org/simposio/view?ID_SIMPOSIO=1225&impressao <acesso em 01/05/2015>

A percepção de história pública tem ganhado espaço nos estudos sobre história e demonstrado a importância de aproximar o público dos trabalhos e textos feitos pelos historiadores. A ideia de escrever somente para os seus, que era o que acontecia e ainda acontece nos estudos produzidos por acadêmicos de história tem perdido força.
O tema proposto pelo professor Destro nós fez pensar em como apresentar  aos alunos do nosso estágio, na Escola Municipal Abadia, na cidade de Uberaba - MG, que eles também são parte do processo histórico e autores da história.


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